quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A Armadura de Deus - I Parte: Tornai-vos fortes no Senhor e na sua força poderosa!



Na carta aos Efésios, São Paulo fala da armadura de Deus no capítulo 6, versículos 10 a 20. Esta leitura é uma das usadas na oração do Cerco de Jericó como cura e libertação.

Pessoalmente, ao ler esta leitura sinto uma grande força e fé, pelo que vou dedicar os próximos artigos na reflexão profunda desta armadura de Deus tão necessária nos nossos tempos.

O versículo nº10 intensifica todo este poder que irá ainda nos versículos seguintes crescer gradualmente:  "Finalmente, tornai-vos fortes no Senhor e na sua força poderosa." (Efésios 6, 10)

São Paulo convida a todos a se tornarerm fortes no Senhor e na sua força poderosa e isto é dito com total confiança.


"Reconhece, ó cristão, a tua dignidade. Uma vez constituído participante da natureza divina, não penses em voltar às antigas misérias da tua vida passada. Lembra-te de que cabeça e de que corpo és membro. Não te esqueças de que foste libertado do poder das trevas e transferido para a luz e para o Reino de Deus". (São Leão Magno, Sermo 21, 3: CCL 138, 88 (PL 54, 192-193)."(Catecismo da Igreja Católica nº 691)

Se descobrimos uma luz, porquê apaga-la? Se acreditas em Deus, porquê voltar para trás, depois de encontra-Lo?




"Cristo Jesus fez sempre aquilo que era do agrado do Pai (Cf. Jo 8, 29). Viveu sempre em perfeita comunhão com Ele. De igual modo, os seus discípulos são convidados a viver sob o olhar do Pai, «que vê no segredo» (Mt 6, 6), para se tornarem «perfeitos como o Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 47)." (Catecismo da Igreja Católica nº1693)


Quem encontra Deus em sua vida, encontra a verdadeira felicidade. Esta alegria não só fomentou a esperança dos mártires, também faz avançar os cristãos diante das tormentas da vida e faz reerguer quem está abatido em suas perdas espirituais e materiais.


"O caminho de Cristo «leva à vida»; um caminho contrário «leva à perdição» (Mt 7, 13) (Cf. Dt 30, 15-20). A parábola evangélica dos dois caminhos está sempre presente na catequese da Igreja. E significa a importância das decisões morais para a nossa salvação. «Há dois caminhos, um da vida, outro da morte: mas entre os dois existe uma grande diferença» (18. Didaké 1, 1: SC 248, 140 (Funk 1, 2)." (Catecismo da Igreja Católica nº1696)



Crer em Deus é escolher um caminho e é neste caminho que deve-se manter. Como quem encontra uma pedra preciosa que enche o seu coração na verdadeira felicidade, assim sente aquele que descobre Deus em sua vida.


"Ele salva e Ele liberta, faz milagres e prodígios no céu e na terra: foi Ele quem livrou Daniel das garras dos leões." (Daniel 6, 28)" 

Jesus ensinou-nos por várias vezes o quanto este sentir e viver em Deus torna-nos capazes de muitos prodígios e receptáculos de bênçãos não só para nós mesmos mas muito mais para os que nos rodeiam.


"Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados."(São Marcos 16, 17-18)


Quem encontra Jesus, encontra Nele, tudo o que deseja e segue-O. E seguir Jesus exige muito mais do que simples "sim" dos lábios.

"Quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de mim. Aquele que conservar a vida para si, há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la."(São Mateus 10, 38-39)

Este seguir Jesus não é um simples seguir com passos em uma estrada. O seguir Jesus em sua vida diária promove-se dia após dia nessa descoberta da sua Palavra, vivendo-a na sua vida, com a coragem de carregar a cruz das suas limitações físicas e espirituais, empenhando-se a ser todos os dias, um pouco mais de Deus. 


"A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira de quantos se encontram com Jesus. Aqueles que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo a alegria nasce e renasce sempre (cf. Ex. ap. Evangelii Gaudium, 1). Hoje somos exortados a contemplar a alegria do camponês e do mercador das parábolas. É a alegria de cada um de nós quando descobrimos a proximidade e a presença confortadora de Jesus na nossa vida. Uma presença que transforma o coração e nos abre às necessidades e ao acolhimento dos irmãos, sobretudo dos mais débeis."(Papa Francisco - Ângelus de 30/07/2017)



Bibliografia:

O Catecismo da Igreja Católica e as palavras do Papa Francisco foram consultados em: 
www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3-intr_1691-1698_po.html

As citações bíblicas foram consultadas em:
www.capuchinhos.org/

Fotos de Rosária Grácio





Sem comentários:

Enviar um comentário