domingo, 15 de janeiro de 2017

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!




“No dia seguinte, (João Batista) ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.” (S.João 1,29-30)

Hoje, durante a leitura da missa, senti-me abraçada por Jesus.

Jesus tornou-se o cordeiro de Deus que me tirou o pecado.
Um Deus soberano fez-se cordeirinho e sacrificou-se por mim.

Ele já existia antes de João Batista. Ele já existia antes de mim.

Ele não precisava se sacrificar por mim…
Deus é Deus!

Quando vejo os deuses do mundo com a sua justiça moldada aos seus gostos e comodidades, pasmo e ajoelho-me diante do meu Deus que se fez cordeirinho num sacrifício eterno por mim.

Por vezes, ouvimos tantas vezes a mesma leitura e não nos damos conta o quanto ela nos interroga acerca do que somos…

Se um Deus infinito e omnipotente se faz pequenino, quem sou eu para ser altiva e prepotente perante as fraquezas dos outros?

Quem sou eu para me vangloriar da minha sabedoria ou esperteza, diante de um Deus que se faz pequenino para abraçar-me com os meus pecados e as minhas fraquezas?

Quem sou eu para amaldiçoar quem me faz mal, se o meu Deus, na cruz perdoou a todos, orando que “eles não sabiam o que faziam” ?(Lucas 23, 34)

Ah, não sei realmente o que faço quando me visto com a minha prepotência e apoio-me em certezas humanas!

Sou uma fraca vara agitada pelo vento no deserto! (Mateus 11,7)

Assim como João Batista, sinto-me como esta vara seca que se deixa agitar no deserto humano das emoções terrenas…

Sem flor e sem rama, ergo-me na areia como se a minha sabedoria humana fosse o bastante para guiar-me numa boa direção…

É vã, esta minha vontade de querer mostrar que posso fazer tudo sem Deus…

E Deus que existe e que existia antes de mim vem abraçar-me, ensina-me e faz-me compreender aquela frase enigmática que proferiu um pouco antes do seu sacrifício na cruz: “O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.” (Mateus 23, 11-12)

E assim, no dia seguinte, quando Jesus vem ao encontro de João Batista, apercebo-me que também, hoje, é Ele quem vem até a mim…

Ele vem até mim como cordeiro de Deus que deseja lavar o meu pecado com a sua luz misericordiosa!

E então, tal qual João Batista, consciente da minha pequenez, eu também ouso  anunciar a todos que me rodeiam: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário