domingo, 5 de novembro de 2017

A Armadura de Deus - Parte III: Mantende-vos, portanto, firmes!

“Mantende-vos, portanto, firmes, tendo cingido os vossos rins com a verdade, vestido a couraça da justiça e calçado os pés com a prontidão para anunciar o Evangelho da paz; acima de tudo, tomai o escudo da fé, com o qual tereis a capacidade de apagar todas as setas incendiadas do maligno. Recebei ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.” (Efésios 6, 14-17)

Ao ler várias vezes estes versículos, sinto que ainda tenho tanto a aprender com a minha fé. Aliás, será que a vivo realmente? 

Esta armadura de Deus intensifica-se agora na pele de um soldado. 

Um dia ouvi uma frase de um militar que me disse:
 - “Um verdadeiro soldado não dorme!”

Sim, um soldado deve estar sempre preparado, porque a qualquer momento, o inimigo pode avançar e atacar. Um soldado deve estar sempre atento, porque se não estiver bem protegido, pode ser atingido. Uma desatenção causa a morte a um soldado.

São Paulo convida-me a ser um soldado neste mundo de lutas contínuas.

“Esta dramática situação do mundo, que «está todo sob o poder do Maligno» (1 Jo 5, 19) (Cf. 1 Pe 5, 8.), transforma a vida do homem num combate: «Um duro combate contra os poderes das trevas atravessa toda a história dos homens. Tendo começado nas origens, há-de durar – o Senhor no-lo disse – até ao último dia. Empenhado nesta batalha, o homem vê-se na necessidade de lutar sem descanso para aderir ao bem. Só através de grandes esforços é que, com a graça de Deus, consegue realizar a sua unidade interior»” (II Concílio do Vaticano. Const. past. Gaudium et spes, 37: AAS 58 (1966) 1055). (Catecismo da Igreja católica nº 409)

Esta armadura de Deus não é uma armadura física ou material. Esta armadura é construída com ações.

“Não se pode pensar numa vida espiritual, numa vida cristã, sem resistir às tentações, sem lutar contra o diabo, sem vestir esta armadura de Deus, que nos dá força e nos defende”. (Papa Francisco - 30 de outubro de 2014)

Penso que cabe a mim decidir o que quero realmente fazer. Deus nos deu o poder de opção. Podemos optar por vestir ou não esta armadura de Deus. Há quem pense que este combate é uma mera ilusão e que afinal o mal não é assim tão mau … 

Porém, diante das catástrofes ou contrariedades da vida, logo erguem-se as vozes: - afinal o mal sempre existe!

Portanto, nos dias bons, é fácil esquecer a nossa armadura cristã no nosso armário das relíquias. Porém, esta armadura alimenta-se da nossa ação como cristão. Assim como a traça come a roupa esquecida nos armários, da mesma forma, existe uma traça que devora esta armadura do cristão quando não é usada diariamente.

A traça percebe quando a roupa está muito quieta e vai alimentando-se da sua fibra, quase que invisivelmente. É quase impercetível, porém após algum tempo, a traça faz um minúsculo buraco que vai aumentando de dia para dia.

Assim sendo, ao ler esta passagem bíblica sobre a armadura do cristão, percebo que este só se mantém firme se agir da seguinte forma:
  • Cingir os rins com a verdade,
  • vestir a couraça da justiça
  • calçar os pés com a prontidão para anunciar o Evangelho da paz;
  • acima de tudo, tomar o escudo da fé, com o qual tereis a capacidade de apagar todas as setas incendiadas do maligno.
  • Receber ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.


A armadura do cristão não é algo que se compra ou que se adquire. A armadura do cristão é tecida pelo cristão por meio das suas ações. São Paulo usa verbos quando começa a descrever a armadura do cristão e isto não é por acaso. 

E para além dos verbos, São Paulo indica materiais concretos, que são como que as fibras necessárias, com as quais é tecida a armadura do cristão:
  • A verdade deve cingir os rins,
  • A justiça é a couraça
  • O Evangelho da paz deve estar pronto a ser anunciado onde quer que andemos.
  • A fé é o escudo que apaga as setas acesas pelo maligno
  • A salvação é o capacete que preenche a cabeça do cristão.
  • A palavra de Deus é a espada do Espírito.

 Então, mais em pormenor, devo aprofundar o conhecimento de cada uma das “fibras espirituais” que compõem a armadura do cristão.



Palavras bíblicas consultadas em

Catecismo da Igreja Católica consultado em:
www.vatican.va/

A frase do Papa Francisco foi retirada do seguinte site:



Pinturas de Gráccio Caetano
www.gracciocaetano.com


Fotos de Rosária Grácio


Sem comentários:

Enviar um comentário