quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Felizes os mansos, porque possuirão a terra...




Felizes os mansos, porque possuirão a terra”. (Mateus 5, 5)

Esta bem-aventurança de Jesus embaraça-me porque afinal, nos tempos hodiernos, ser manso diante das exigências deste mundo acarreta-nos a derrota.

Nos negócios, quem não for exigente e persuasivo, acaba por minar os seus empreendimentos pois outros o farão de uma forma ardilosa… 

Diante de um mundo de feroz concorrência como poderei compreender esta frase de Jesus.

Dizem-nos que “dos fracos não reza a história”. Porém a mansidão não é o mesmo que fraqueza.

Ser fraco nas batalhas da vida é o prenúncio de derrota certa.

No entanto, ser manso é algo completamente diferente.

No dicionário encontrei alguns sinónimos da palavra manso:”génio brando; calmo; sossegado, pacífico”…

A mansidão é a virtude dos mansos… E aqui mergulha-se na serenidade, na doçura e na bondade.

Jesus, ensina-me mais uma vez para ouvir as suas palavras com o coração e não com a razão.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a mansidão é uma das perfeições que o Espírito Santo forma em nós. (Catecismo da Igreja Católica nº 1832)

Jesus, Ele próprio, se denomina manso, com esta frase belíssima que nos cura o coração:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (São Mateus 11, 28-30)

Jesus se faz manso por nós e convida-me a saborear esta bem-aventurança no coração de forma plena e livre de preconceitos.

A mansidão e a humildade vestem os corações dos maiores santos.

Um exemplo, é São Francisco de Assis cuja a conversão nasceu destas virtudes. 


São Francisco, na sua juventude estava longe de ser um manso e humilde porque desejava os louvores da terra. Buscava a glória nas batalhas e tinha horror a leprosos. No entanto, seu coração foi moldando-se às virtudes do céu num caminhar contínuo em imitar Jesus nas suas palavras e gestos.

Outro exemplo de mansidão, encontramos em Santa Teresa de Lisieux, que nos apresenta um verdadeiro desafio com o seu Caminho pela via da infância espiritual…


Também conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus, esta carmelita descalça francesa do séc. XIX, abandonou-se como criança nas mãos de Jesus. Assim escreveu: “Deus quer que me abandone como uma criança.”

Outra das suas frases revela-me um dos seus desejos: “Quero encontrar maneira de ir par ao Céu por um caminhinho muito direito, muito curto.”

E este "caminhinho muito direito e curto" foi construído num espírito manso que aceitava todas as adversidades do dia-a-dia como pequenas maneiras de manifestar o seu amor a Jesus. 

Santa Teresinha escreveu alguns desses segredos de vida que posteriormente foram editados num livro intitulado: “História de uma alma” que aconselho a todos a lerem.

Na simplicidade e num total abandono a Deus, Santa Teresinha efetivamente traçou um caminho curto e direito ao céu usando a mansidão como uma forma simples e humilde de imitar Jesus.

São Francisco e Santa Teresinha do Menino Jesus são provas vivas de que efetivamente os mansos possuem a terra porque a memória das suas vidas não se esgota ao longo do tempo.

Jesus, igualmente manso, inquieta-nos ainda hoje com as suas palavras porque a verdadeira vitória e honra está em servir a Deus.

Ser manso é ser grato a Deus, porque a serenidade do espírito prova o quão forte é a nossa fé em Deus.

Bibliografia:

Frases de Santa teresinha e pormenores da sua vida foram retirados do site http://www.carmelitas.pt/teresinha/petalas.html

Vida de São Francisco consultado no site:

Passagens bíblicas retiradas do site

O significado da palavra manso foi retirado do site www.infopedia.pt/
manso in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-02-22 21:33:50]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/manso

Sem comentários:

Enviar um comentário